



Um sistema de tempestades que acompanha uma área de baixa pressão em médios e níveis altos gerando instabilidade que é alimentada por ar muito quente, formando nuvens enormes de tempestade desde de manhã na Argentina e no Uruguai com tempestades severas. As chuvas fortes chegaram no fim da manhã na região da campanha do RS, posterior parte sul do estado e região central. Com chuva forte, incidência de raios e em algumas cidades até mesmo queda de granizo, como em Dom Pedrito, Rosário do Sul que foram bem castigadas.
As imagens impressionam, Uma supercélula de tempestade foi fotografada por volta do meio-dia desta terça-feira no departamento uruguaio de Artigas, que faz fronteira com o Oeste do Rio Grande do Sul, na região dos municípios de Quaraí e Barra do Quaraí. A célula de tempestade tem a estrutura de uma nuvem prateleira. Este tipo de nuvem está frequentemente associado a linhas de instabilidade e, muitas vezes, é descrito como nuvens de parede. As nuvens prateleira se formam quando o ar mais quente se eleva em camada acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. O movimento rápido de deslocamento das nuvens prateleiras, conhecidas como shelf clouds em Inglês, não raro produz ventos muito fortes e destrutivos que acontecem antes da chegada da tempestade propriamente dita. Até o meio da tarde desta terça-feira, o Instituto Uruguaio de Meteorologia registrou rajadas de vento de 138 km/h em Mercedes, 97 km/h em Tacuarembó e 91 km/h na cidade de Rivera, que faz fronteira com a gaúcha Livramento. A forte tempestade rapidamente atingiu o estado do Rio grande do Sul, onde os fortes ventos também se repetiram no solo gaúcho, provocando grande pânico.
Em São Sepé a chuva foi forte, e teve alagamentos em algumas vias, algumas regiões da cidade houve relato de falta de energia, também no interior houve alguns lugares onde foi registrado falta de energia elétrica. Na na Rua Riachuelo, área central da cidade, entulho de construções se espalharam pela via exigindo atenção dos motoristas. A PRF informou sobre a queda de árvores no trecho São Sepé/Santa Maria. com o auxílio do Corpo de Bombeiros de São Sepé, no fim da noite de terça feira 16, a pista foi desobstruída.
A Falta de Energia também atingiu a cidade de Vila Nova do Sul, onde o vendaval causou danos em torres de transmissão no interior do município, conforme informações locais. Naquela região o perigo está na rodovia, a BR 290 registrou queda de várias árvores no trecho de Santa Margaria/São Gabriel. O local deu muito trabalho para a PRF, que precisou de contingente para trabalhar no corte e remoção das árvores. O Transito flui normalmente.
Em Santa Maria árvores caídas na BR 158 sentido Itaara, necessitou interrupções no transito. Durante a madrugada, o trânsito foi liberado.
Em caso de emergência ligue para Corpo de Bombeiros Militar de São Sepé 193 ou 32332200 ou 55 984317548 para comunicar.
Fonte. MetSul e PRF
Por Tiago Siqueira

