



O calor de mais de 30ºC na tarde desta segunda-feira terminou com um temporal. Por volta das 16h45min, o dia se transformou em noite, com a chegada de ventos fortes, que chegaram a arrancar telhas e outros objetos expostos as intempéries.
Neste mesmo horário, a MetSul indicava nas redes sociais a chegada de “nuvens de grande desenvolvimento vertical e topo frio avançam na direção da Grande Porto Alegre com potencial de temporais isolados”. E não deu outra, poucos minutos depois a chuva chegou forte até a Capital.
As poucas pessoas que ainda caminhavam pelo Centro História gritavam com o medo dos objetos sendo arrastados pelo vento forte. Outros procuravam abrigos nas marquises dos prédios ou dentro das lojas.
Em muitos locais, foram registrados destelhamentos e alagamentos sobre as calçadas e nas ruas. Na esquina das ruas José do Patrocínio e Coronel Genuíno, os fios de rede de proteção caíram sobre a calçada. Já na praça Marquesa de Sevigné, uma árvore caiu sobre a rua, atingindo a caçamba de um caminhão. Um veículo que ava pelo local foi obrigado a trafegar por cima da calçada para seguir viagem .O Banrisul informa que o edifício-sede, localizado no Centro Histórico da Capital, não teve necessidade de ser evacuado devido ao temporal desta tarde. Apenas nos locais em que foi registrado qualquer tipo de risco, as pessoas foram retiradas. A CEEE Equatorial informou que o forte temporal que atingiu o Estado impactou a rede elétrica, deixando diversos clientes sem energia. Segundo a concessionária, as rajadas de vento chegaram a 111 km/h na zona Norte de Porto Alegre.
“Equipes estão mobilizadas para atender as ocorrências e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. A distribuidora alerta a população para manter distância de fios e cabos caídos e recomenda que qualquer incidente seja comunicado pelos canais oficiais de atendimento”, destacou a CEEE..
