



O The Voice Kids, exibido nas tardes de domingo, é sucesso absoluto. O programa da Rede Globo mostra crianças soltando a voz e encantando o público e os jurados. Pequenos artistas que comovem com suas performances dignas de tirar o fôlego e encher os olhos d’água.
O reality termina em 27 de março e tem na disputa apenas uma gaúcha. Ela é Laura Schadeck, 12 anos, de Santa Rosa e continua na preferência do público, para levar o tão sonhado prêmio.
Mas antes de Laura, outro gaúcho fez história vencendo um concurso de música na Rede Globo, em 2002. Cícero Guedes, cantor de São Sepé, participou do programa Gente Inocente, disputando o quadro “Eles São Show” e levando a melhor. Na época, Cícero cantou a música “sapato velho”, do grupo Roupa Nova e venceu o concurso com 70% dos votos do público. Um momento que ficou marcado não só para Cícero, mas para todos os sepeenses, que dias depois receberam o cantor com uma grande festa pelas ruas da cidade.
Emoção revivida
De olho na telinha, Cícero conta que assiste o The Voice Kids e confessa que a emoção toma conta e explica o que sente quando vê aquelas crianças no palco, disputando o reality.
– Estou sempre com os olhos cheios d’água, mas acredito que eu e a minha família temos um sentimento mais forte, por entender o que eles estão vivendo. É a mesma faixa etária de quando eu estava lá.

Cícero tinha 12 anos quando venceu o concurso no programa, que também era exibido nas tardes de domingo. Quase 14 anos depois, ele revive as mesmas emoções ao ver que o sonho de ser cantor ecoa nas vozes das crianças do The Voice.
– Eu conheço o nervosismo, a choradeira e a emoção de abraçar a minha mãe que ficava esperando nos bastidores, depois de cantar.
A mãe Isis relembra a participação no Gente Inocente
Além das apresentações que emocionam no The Voice, outro momento muito especial fica por conta dos pais que acompanham os filhos, durante as disputas no programa. Este misto de ansiedade e nervosismo foi vivido pela mãe de Cícero Guedes, a professora Isis Kraemer Guedes. Na época, ela viajava até o Rio de Janeiro para levar o filho e assistia nos bastidores o desempenho do sepeense que venceu as cinco etapas, até a grande final.
– Nós, pais, tínhamos que esperar nos camarins, que ficavam no andar de baixo. Eles eram levados pra dentro do estúdio e gravavam ao vivo. Nós podíamos assistir por um pequeno monitor de doze polegadas. Apesar de estarmos nos conhecendo naquele dia, todos elogiavam os concorrentes. Acho que era uma maneira de amenizar toda tensão que ficávamos por não poder estar perto do filho e torcendo pra que não errasse ou ficasse nervoso na frente dos jurados e plateia.
Um conselho: não desistir!
O caminho para o sucesso não é dos mais fáceis para se chegar ao topo. Mesmo vencendo um concurso de projeção nacional, é preciso ter muita persistência e não perder o foco. É assim que Cícero Guedes resume sua trajetória desde a vitória no Gente Inocente, até os dias atuais, onde divide os palcos com o músico Sandro de Paula.
– A vida na música é uma vida dura, injusta e fria, por vezes. É uma das carreiras que tu mais precisas ter persistência e força de vontade. No entanto, é viciante! Essas crianças que estão lá hoje provam a cada segundo dessa “cachaça”.
A dupla, Sandro e Cícero, começou em 2009 e hoje é conhecida em todo o estado, além de fazer shows em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Com várias músicas gravadas e dois clipes lançados, Cícero afirma que cantar é um vício e que se pudesse dar um conselho aos participantes do The Voice, seria curtir ao máximo cada momento no programa.
– O conselho que eu daria é curtir cada instante. Sugar ao máximo do conhecimento das feras (técnicos) que estão ao redor deles, aprender, evoluir e, se a vontade deles assim mandar, seguir em frente e ganhar o mundo com a música.
E que tal conferir o mais novo trabalho da dupla Sandro & Cícero? Então clica no vídeo abaixo e curte o talento dessa turma:
- Texto: Mateus Barreto
- Fotos: Arquivo Pessoal
